Como ajudar um aluno com ansiedade
Primeira coisa que precisamos entender é que todos nós temos ansiedade. Alguns em menor, outros em maior grau. O que nos difere um dos outros, é nossa capacidade de entendimento das nossas próprias emoções e como aprendemos a lidar com elas no nosso dia-a-dia.
Então, vamos à compreensão agora de como trabalhar com a ansiedade em sala de aula.
Primeiro: o aluno tem ansiedade. Ponto e isso é fato. A compreensão agora é tratá-lo como igual e a partir disso, olhar para você mesma e coletar daí como você trabalharia a sua ansiedade, caso fosse um aluno também.
Entenda que o ansioso não fica tempo em uma atividade. É mínimo o tempo que ele consegue para se concentrar e prender o foco. Depois, ele pode achar chata a sua aula e está tudo bem. O importante é levantar daí, pontos específicos de ajustes e mudar a partir disso.
As estratégias precisam ser dinâmicas e realistas, ou seja, condizentes com a realidade dele. De nada vai adiantar passar um conteúdo que eles não estão interessados ou mesmo que não condiz com a realidade deles.
Dê preferência para conteúdos que conectam com a história de vida deles e com a sua também. Daí da importância de começar a trabalhar sob os aspectos do projeto de vida em sala de aula.
Depois varie a proposta de lugar. Ora trabalhe em sala de aula, ore trabalhe na rua, ora vá para algum outro espaço da escola e mude, vez ou outra, a dinâmica, a proposta e o local de trabalho com eles.
Por fim, exercite todo o tempo a empatia e seus modos de se relacionar com seus alunos. O melhor de tudo é se colocar no lugar de aprendiz e coletar do que eles nos dizem, conteúdo para fazer os nossos planejamentos diários e montar propostas de trabalho que visem minimizar os anseios, angústias e medos deles.
Vá firme que você consegue fazer da sua aula, um aprendizado rico para ambos os lados, para o aluno e para você.
Bora Brilhar!
Sandra Castro é Mentora, Pedagoga, Escritora, Terapeuta e Instrutora da EFT.
P.S: Essa turma era bem ansiosa. Foto para representar meu tempo de professora, numa classe de alfabetização.
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