COMO FAZER MEU ALUNO GOSTAR DE ÁLGEBRA?

Como eu faço o aluno gostar de álgebra, Sandra?
Primeira coisa a sondar, é se você gosta de álgebra. 

É preciso gostar de ensinar álgebra, gostar de explorar a álgebra em diferentes contextos, gostar de entender como a álgebra funciona.
Pronto.
Agora sim, você está preparado para ensinar álgebra. 

Não há ensinamento com alma, senão gostar do que ensina. É fundamental se apropriar do conteúdo, como se àquilo fosse parte da sua vida.

Então, pergunte-se: Onde a álgebra entra na minha vida e de que maneira ela está em mim?
Esse é o primeiro passo e o mais importante, para manter conexão com o conteúdo e depois construir a sequência didática que conecta com o Projeto de Vida.

Como conectar o meu conteúdo com o Projeto de Vida, Sandra?

Bem, agora vamos para a segunda parte da nossa conversa por aqui.
Existem 3 passos a considerar aqui para fazer bem feito essa conexão.
Vamos a elas:


Passo 01- Entenda que você precisa compreender a lógica que está por detrás do seu plano de aula. Todo plano de aula, precisa gerar clareza para você, de onde você que chegar com a proposta e o que deseja que seu aluno alcance com isso.
Vamos a um exemplo:
Você quer ensinar álgebra, certo?
Então, você estipula como objetivo principal desse tema, que você quer que o aluno compreenda a álgebra e sua funcionalidade no dia-a-dia, nas pequenas coisas da vida, para mudar a percepção que tem da álgebra e começar a usá-la com sabedoria.
Bom, pode ser que esse objetivo tenha ficado longo demais. Mas o importante aqui é ver a coerência do conteúdo (álgebra) com aspectos do cotidiano da vida (Projeto de Vida).


Passo 2: Definido o objetivo, você vai agora pensar nas estratégias que você vai usar, para exemplificar isso na prática. Por exemplo: Como posso fazer o aluno se apropriar da álgebra na tomada de decisão, nas escolhas e atitudes.


Passo 3: Organizar o roteiro da aula. No roteiro da aula você inicia fazendo a explanação do conteúdo, certo? Depois organiza quais os passos que o aluno pode implementar no dia-a-dia dele, usando a álgebra como solução. Aqui é que vão entrar os exercícios e as atividades. Então você pode criar uma situação problema usando a álgebra para chegar ao resultado. Esse problema pode ser usado com algo da vida pessoal. Exemplo: Como melhorar a minha agilidade de raciocínio usando a álgebra como ferramenta principal para isso?
Aonde você ajuda com a álgebra a melhorar a vida da pessoa? Imaginando aqui, que antes do aluno ser um estudante, ele é uma pessoa, ou seja, um ser humano.

 


Sandra Castro é pedagoga, formadora de professores, palestrante e terapeuta emocional. Trabalha com foco no autoconhecimento e nas habilidades socioemocionais. Especialista em felicidade profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento na Formação Docente

Os Pilares da Educação Humanizada e a sua conexão com o ensino de qualidade

Clube dos Professores Emocionalmente Fortalecidos/2021