A Autogestão das Emoções em CINCO PASSOS

    A autogestão das emoções na profissão. 

    Eu sempre via como fundamental trabalhar as nossas emoções no dia-a-dia da profissão docente. Principalmente, pelas variações que a profissão sofre e impacta na saúde emocional do Professor. 

    Não há nada que não possa incomodar, que passar os dias de trabalho estressados ou incomodados com alguma situação específica da profissão. 

    Acontece que sem cuidarmos das nossas emoções, nada do que considerarmos relevante tratarmos aqui, trará algum impacto positivo no nosso trabalho ou vida pessoal. Portanto, há de se ter o cuidado, quando tratamos e falamos de nós mesmos.

    Segundo pesquisas apontam que uma triste realidade vem sendo percebida, praticamente todos os dias. Alguns exemplos abaixo, como:

 “Aluno de 17 anos agride professora em Santa Catarina” (agosto de 2017)

 “Alunos de 12 anos dão água da privada e comprimidos para professora, em Jaraguá do Sul” (setembro de 2017)

    As notícias revelam o cenário negativo do ambiente escolar e seus integrantes. O estado de Santa Catarina está em segundo lugar no ranking nacional** de afastamento de professores, ficando atrás apenas do Distrito Federal. A cada quatro professores da nossa rede de ensino, um está afastado das atividades por motivos de doenças, em sua maioria transtornos resultantes do estresse, como depressão e ansiedade.

    A melhoria dos quadros de ansiedade e estresse, distúrbios do sono e de autocontrole emocional, estão relacionados ao ambiente que ocupamos boa parte do nosso dia.

    Dos principais fatores estressantes que interferem na saúde do professor, estão:

  • Jornada de trabalho exaustiva
  • Baixa remuneração
  • Excesso de atividades
  • Falta de capacitação e atualização
  • Ambiente inadequado e material insuficiente
  • Indisciplina dos alunos
  • Pressão psicológica
  • Lesões decorrentes da rotina da profissão

    Convido você, Professor, a promover CONTINUAMENTE em sua rotina diária, esse Manual de Autocuidado que está abaixo e verá mudanças significativas por aí. 

    A autogestão das emoções passa por esses CINCO PASSOS, que bem administrados no dia-a-dia do Professor, tudo começará a melhorar e você perceberá diferenças. Vamos a elas:

UM - Se perceber que está saindo do seu centro, do equilíbrio, ficando impaciente ou irritado, estressado, volte-se imediatamente para o eixo principal que é o momento presente. Não há nada mais importante para você, que fazer isso. Voltando-se para o centro, logo que chega uma "crise", é regular as próprias emoções.

DOIS - Não há nada que possa mudar a sua realidade, que não seja provocado por você mesma. Portanto, toda a escolha que você fizer, que ela seja pautada na assertividade. Por isso, escute o seu coração. Ele é o mais importante nesse momento. Para a razão, a acolha em sinergia com o coração. Se não encontrar esse equilíbrio, continue seguindo em frente, buscando por pistas no dia-a-dia, que vai se apresentando. Para isso, se apoie no PASSO UM, todo o tempo. 

TRÊS - Resolva um problema de cada vez. Todo o problema, também é uma criação nossa, mesmo que não tenha sido provocada por nós. Mas estamos na mesma energia, portanto, o problema é seu também e cabe a você, decidir escolher o que te compete, sem ultrapassar limites e desrespeitar alguém.

QUATRO - Não é de você, o que te acontece. Mas é com você, o que faz com O QUE te acontece. Ou seja, toda ação tem uma reação. Dê preferência para a ação que não julga e não prejudica outra pessoa.

CINCO - Você tem a capacidade de alterar o seu destino, quantas vezes quiser. Tenha certeza de estar fazendo isso, baseado SEMPRE em seus cinco principais VALORES de vida e em seus princípios. Use as tuas TRÊS principais VIRTUDES, que são suas forças e defina qual será seu próximo passo a partir delas.

Se quiser ou precisar de ajuda com isso, me chame no privado que agendamos uma Sessão de Clareza. Terei o maior prazer de te ajudar. : )

Fonte: https://educacao.acate.com.br/saude-do-professor/

Sobre a Autora: Sandra Castro é Pedagoga, Especialista em Autoconhecimento e Habilidades Socioemocionais, Neuroeducadora, Mentora de Vidas que Voam Alto e Terapeuta Emocional. É escritora e palestrante. Tem a empresa de formação e capacitação profissional e pessoal Educadores que Brilham e já tem um livro de bolso publicado "Sementes de um Educador que Brilha". Trabalha com formação de professores desde 2007.




     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento na Formação Docente

Os Pilares da Educação Humanizada e a sua conexão com o ensino de qualidade

Clube dos Professores Emocionalmente Fortalecidos/2021