Como influenciar alunos difíceis
Influenciar pessoas, de modo geral, já pode parecer um grande desafio. O que dizer então de mentes inquietas ou desafiadoras.
Primeiro, precisamos entender que a vida da gente necessita de uma direção. Ela precisa saber para onde você está levando ela. O mesmo acontece numa sala de aula, quando você está diante de uma turma, de diferentes perfis comportamentais e tem a incumbência de levar todos os alunos para um mesmo lugar ou destino.
Você tem clareza de destino do qual você está levando seus alunos, os preparando para o quê, exatamente?
Então, esse é o primeiro ponto a responder.
Depois, o segundo ponto, é você estar autoconfiante. É acreditar que você é bom no que faz, acreditar verdadeiramente, em seu potencial. Por mais que já tenha recebido críticas e julgamentos, acreditar em você, que o seu lugar não poderia ser outro, senão tendo a missão de impactar e transformar vidas, você está no lugar certo. Só precisa se convencer disso.
Estabeleça vínculo com eles. Olhe nos olhos e, quando tiver de ser firme, seja firme. Aqui temos que usar a comunicação assertiva, a do tipo que estabelece conexão com a sua história de vida e a do aluno.Trazer exemplos, fazer pontes e criar sinergia entre o que você pensa e o que sente. Se isso não estiver alinhado, não vai funcionar.
Por último e não menos importante, desenvolva uma sequência didática engajadora, onde você mescla atividades de sensibilidade com conteúdo técnico. Mas sem perder de vista para onde você está levando os seus alunos. Qual o resultado que quer disso com o que está trabalhando com eles.
Precisa saber que tipo de cidadão você está formando, porque trabalhar o mental deles, é fundamental para se ter uma mudança no comportamento deles.
Se quiser saber mais desse assunto, nos meses de SETEMBRO e OUTUBRO estou disponibilizando alguns horários para fazer palestras, de 1 hora de duração aproximadamente. É online e sem ônus para a escola. Entre em contato e saiba mais.
Sobre
a Autora: Sandra Castro é Pedagoga, Neuroeducadora, Mentora de Vidas
que Voam Alto e Terapeuta Emocional. É escritora e palestrante. Tem a
empresa de formação e capacitação profissional e pessoal Educadores que
Brilham e já tem um livro de bolso publicado "Sementes de um Educador
que Brilha". Trabalha com formação de professores desde 2007.
Comentários
Postar um comentário