Como o autoconhecimento pode ajudar com a depressão
Ter uma boa relação com a gente mesmo, repercute na relação que temos com outras pessoas.
Os alunos carecem de atenção e, se não estivermos bem conosco mesmo, a probabilidade de conseguirmos ajudar nossos jovens e crianças, diminuem consideravelmente.
Uma das causas que acarreta a depressão está ligada a falta de um sentido maior para a própria existência. É onde a sensação de vazio fica mais evidente e temos dificuldade de seguir adiante em força com as nossas vidas.
Para você ter sucesso com seus alunos, entenda o que está por detrás do sintomas da depressão, como por exemplo, o excesso de tristeza, de não querer fazer nada, de desânimo e de procrastinação ( o famoso deixar para depois).
Mas perceba que se para você é difícil manter a consistência em seus projetos profissionais e não há congruência das suas atitudes com o que acontece na sua vida pessoal, é bem provável que você também esteja precisando de ajuda.
Para ter qualquer garantia com seus alunos, há de se ter a sensibilidade de buscar no dia-a-dia, os inúmeros fatores que estão te perturbando para você conseguir sentir daí, o que também está a incomodar os seus alunos.
Eles são o reflexo de quem somos. Se há algo te incomodando, investigue melhor o que está por detrás desse comportamento. Porque tristeza em recorrência faz mal, prejudica o aprendizado e não resolve as dificuldades de relacionamento com professores e colegas.
Manter um planejamento coerente às necessidades dos alunos e aos seus desejos, mantém um vínculo mais próximo e autêntico com todos. E os resultados podem ser muito melhores e mais assertivos.
Sobre a Autora: Sandra Castro é Pedagoga, Neuroeducadora, Mentora de Vidas que Voam Alto e Terapeuta Emocional. É escritora e palestrante. Tem a empresa de formação e capacitação profissional e pessoal Educadores que Brilham e já tem um livro de bolso publicado "Sementes de um Educador que Brilha". Trabalha com formação de professores desde 2007.
Comentários
Postar um comentário