Como aliar a Inteligência Emocional as suas aulas
Buscar conhecimentos, nos diferencia a levar o melhor para os nossos alunos, pois podemos diversificar as propostas.
O quanto você está conectado a seus alunos, também pode provocar bons movimentos de acesso a melhores resultados em sala de aula. O autor Daniel Goleman, referia-se à inteligência interpessoal como a capacidade de compreender os demais, quais são as coisas que mais os motivam, como trabalham e a melhor forma de cooperar com eles.
A questão é saber como fazer a integração disso: das emoções com o conteúdo programático. Nem sempre conseguimos fazer essa conexão, sem antes, pensarmos na linha de planejamento que estamos seguindo com os alunos. Aqui, é preciso unificar o conteúdo técnico com uma estratégia que engaja os alunos em sentimentos. É importante saber conversar de como as emoções quando potencializadas mudam e são usadas no dia-a-dia de todos nós, ou seja, é saber trabalhar a prática da inteligência emocional no cotidiano normal da vida.
E por que trabalhar as emoções se mostra importante? Porque sem o desenvolvimento delas,de forma adequada, pouco se constroe ou se alcança resultados promissores na vida e no trabalho. E as emoções não trabalhadas, como diz o autor Frederick Dodson uma emoção não causa dor. A resistência ou supressão de uma emoção causa dor.
Portanto Professor, você está resistindo ou persistindo em mergulhar no universo das emoções?
Há de se saber, que a persistência, a motivação e a empatia, com a autoliderança e a integridade, são competências emocionais imprescindíveis para termos sucesso na vida e no que nos propomos fazer, diariamente para melhorarmos a nós mesmos.
E enquanto vamos trabalhando com ferramentas que nos ajudam a melhorar a nós mesmos, imprimimos essa vibração na relação com todos, inclusive com os nossos alunos.
“Ao esperar que as circunstâncias externas mudem para que você se sinta bem, em vez de reconhecer a sua felicidade interior, você é um escravo do mundo.“Frederick Dodson
Sobre a Autora: Sandra Castro é Pedagoga, Especialista em Autoconhecimento e Habilidades Socioemocionais, Neuroeducadora, Mentora de Vidas que Voam Alto e Terapeuta Emocional. É escritora e palestrante. Tem a empresa de formação e capacitação profissional e pessoal Educadores que Brilham e já tem um livro de bolso publicado "Sementes de um Educador que Brilha". Trabalha com formação de professores desde 2007.
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