A Consciência Digital e como ela se aplica às habilidades socioemocionais conforme BNCC

As habilidades socioemocionais fazem parte do comportamento humano e estão presentes no trabalho do Professor. Elas influenciam diretamente no sucesso da aprendizagem do aluno.

Dentre elas, está a competência da liderança e da resiliência. As escolas precisam de professores que agreguem valor a didática a partir do uso da tecnologia. A isso, denominamos de Consciência Digital.

Ter uma mente resiliente e aberta as novas possibilidades e de adaptabilidade, é essencial para melhorar a experiência no aprendizado do aluno, tão importante e significativo nas redes sociais, assim como para desbravar oportunidades de criatividade.

  • Da Inteligência Emocional à gestão do tempo e da aprendizagem: as habilidades mais essenciais agora
A capacidade de agregar um olhar humano à tecnologia é apenas uma das competências mais importantes de ser desenvolvida no momento.

Ter um comportamento resiliente - chamado de "senso de líder" é também requisito básico a ser desenvolvido pelas equipes gestoras das escolas. A prática docente requer agilidade, planejamento estratégico e senso intuitivo para as previsibilidades do caminho no ensino remoto. Essa característica se conecta com a liderança e a capacidade de engajar os alunos, independente do cargo que o profissional da educação desempenha.

Desde março de 2020 nossa vida deu uma grande reviravolta e mudou muito. Perdemos as fronteiras entre a nossa casa e a escola. Precisamos adaptar a forma de nos relacionarmos uns com os outros. Nesse novo contexto, saber reconhecer, aceitar e gerir emoções se tornou uma caraterística ainda mais necessária para manter o equilíbrio nas relações entre pais, familiares, colegas e estudantes.

A inteligência emocional está ligada a outra competência-chave para conseguir criar conexões de significado com os alunos: uma boa metodologia.

Em um contexto de ensino remoto cada vez mais presente e, até certo ponto, ainda desconhecido de sua interrupção, exceto nos casos de ensino híbrido, desenvolver uma metodologia diária no planejamento do professor se mostra a ferramenta mais eficaz e necessária para dinamizar os processos de interação com os alunos, principalmente em se tratando de eficiência nos resultados. 

O Educador deve ser capaz de transmitir ideias e informações de forma clara e eficiente tanto na forma oral quanto na escrita.

O senso de trabalho em equipe também se tornou outra habilidade essencial em tempos de pandemia. Nesse sentindo, ficou claro que as pessoas precisam se ajudar se quiserem ir mais longe e fazer a diferença em seu trabalho e na escola em que atuam. Há de ser ter habilidades sociais para tocar o trabalho em equipe com fluidez se a escola quiser sobreviver nesse novo contexto educacional.

Além de se ter a capacidade de oferecer e pedir ajuda em meio às incertezas e turbulências do presente, o Educador também precisa ter a capacidade de "aprender a aprender", continuamente.

Foi-se o tempo que nos apropriávamos somente do conhecimento que a faculdade nos forneceu e, claro, aprendemos muito, mas hoje, esse conhecimento por si só, não é mais suficiente.

Com a velocidade dos tempos, tanto as informações como as ferramentas estão mudando o tempo inteiro, as escolas precisam de profissionais abertos para aprender algo novo sempre, o que exige além de flexibilidade, uma boa dose de humildade.

Outra habilidade deste tempo, é a própria gestão do tempo. Muita gente tem superestimado a sua capacidade produtiva e se esquece de reservar tempo para a pausa ou mesmo de organizar de forma sábia sua rotina para que o essencial e primordial caibam nela. Ainda mais em tempos de pandemia, saber a hora de parar e gerir o próprio rimo é primordial para não sofrer de cansaço excessivo e stress em demasia.

A palavra chave é o autoconhecimento. O caminho é fazer a análise constante sobre as reações emocionais às diversas situações do dia-a-dia. É importante tomar consciência de si mesmo, inclusive por meio de retornos, para então eventualmente mudar e aprimorar comportamentos.

As habilidades comportamentais podem ser incorporadas com mais facilidade se você sabe por que quer desenvolvê-las.

Quando compreendemos qual é o propósito de um aprendizado, o que se ganha ao adquirir uma competência, o desenvolvimento acontece de maneira leve e fluida. O segredo é conectar essa habilidade com o seu propósito.

Sandra Castro é Pedagoga, Formadora de Professores, Escritora, Mentora de Vida e de Mudança Pessoal e Terapeuta da EFT, uma Técnica de Liberdade Emocional. Especialista em Gestão e Desenvolvimento Humano e Educação Cognitiva e a Mediação da Aprendizagem.



 




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