A relação da Educação Socioemocional com a Saúde Emocional



Quando deixamos de nos relacionar saudavelmente com os outros, perdemos em qualidade do Ser que somos.

A autoaceitação é o primeiro requisito de uma saúde emocional qualitária, onde gostar de si mesmo, provoca reações positivas como sentimentos de felicidade e de realização.

As cinco competências socioemocional que se destacam nas leituras e reflexões tanto no contexto escolar quanto em outras organizações e instituições parte do pressuposto de que a inteligência emocional é o essencial a ser apreendido e desenvolvimento continuamente.

Dentre elas está a competência de conhecer-me adequadamente, saber e compreender de seus recursos internos e utilizá-los a favor da construção e da contribuição ao outro, à mudança de vida e de qualidade no trabalho.

Depois ainda perpassamos pela gestão das próprias emoções, mais precisamente, o autocontrole, como as habilidades sociais, mais especificamente, saber trabalhar em equipe, a consciência social, que seria a empatia e por fim, a tomada de decisão consciente.

Na relação com a saúde emocional, a missão maior do ser humano está em apropriar-se de ferramentas que darão visibilidade a sua conexão com o outro, a partir de sua própria autenticidade, sem se perder em julgamentos de valor, como críticas e processos de autossabotagem que podem inferir em quem ele é, verdadeiramente.

Sem o desenvolvimento das competências socioemocionais não há garantia de saúde emocional e tão pouco o desenvolvimento consciente da humanidade.

 



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