A relação da Educação Socioemocional com a Saúde Emocional
Quando deixamos de nos relacionar
saudavelmente com os outros, perdemos em qualidade do Ser que somos.
A autoaceitação é o primeiro
requisito de uma saúde emocional qualitária, onde gostar de si mesmo, provoca
reações positivas como sentimentos de felicidade e de realização.
As cinco competências socioemocional
que se destacam nas leituras e reflexões tanto no contexto escolar quanto em
outras organizações e instituições parte do pressuposto de que a inteligência emocional
é o essencial a ser apreendido e desenvolvimento continuamente.
Dentre elas está a competência de
conhecer-me adequadamente, saber e compreender de seus recursos internos e
utilizá-los a favor da construção e da contribuição ao outro, à mudança de vida
e de qualidade no trabalho.
Depois ainda perpassamos pela
gestão das próprias emoções, mais precisamente, o autocontrole, como as habilidades
sociais, mais especificamente, saber trabalhar em equipe, a consciência social,
que seria a empatia e por fim, a tomada de decisão consciente.
Na relação com a saúde emocional,
a missão maior do ser humano está em apropriar-se de ferramentas que darão visibilidade
a sua conexão com o outro, a partir de sua própria autenticidade, sem se perder
em julgamentos de valor, como críticas e processos de autossabotagem que podem inferir
em quem ele é, verdadeiramente.
Sem o desenvolvimento das competências
socioemocionais não há garantia de saúde emocional e tão pouco o desenvolvimento
consciente da humanidade.
Comentários
Postar um comentário