Os CINCO PASSOS ESSENCIAIS da Educação Emocional

Pode ser um tanto desafiador trabalhar numa classe de alunos completamente heterogênea, com perfis comportamentais totalmente diferentes ou ainda não saber adotar um estilo de comunicação que dê conta das necessidades e do que os alunos precisam ou desejam para a vida deles e do próprio aprendizado.

Quando conhecemos a mente humana, sabemos do quão profundo é buscar na raiz a causa que leva as pessoas a agirem e terem determinados comportamentos que podem dificultar os movimentos na direção do aprendizado consciente e de qualidade.

Ao perceber como isso tudo funciona, aos poucos, novas formas de se sentir e perceber a educação, vão criando estrutura e uma melhor clareza do que e de como fazer.

Nesse artigo, vamos explorar os cinco passos essenciais para que se tenha uma nova e diferente percepção da realidade escolar e que muito pode auxiliar nesse processo de novas descobertas de como atingir e conquistar o melhor aprendizado que podemos dar conta de realizar com os alunos. Vamos a eles:

PASSO 1 - SAÚDE EMOCIONAL - O primeiro passo desta lista está a saúde emocional. Nela percebemos as dimensões da mente com as emoções, os pensamentos, sentimentos e sensações. Através delas, exploramos os órgãos sensoriais, de modo que essa exploração, dê conta de responder algumas indagações percebidas no comportamento dos alunos e que são fundamentais para que cuidemos desse elemento, tanto cuidamos de nós mesmos e de pessoas importantes de nossa vida.

PASSO 2 - AUTOCONHECIMENTO - O segundo passo diz respeito ao desenvolvimento humano que nada mais é que a nossa capacidade de trabalhar as inteligências intra e interpessoal do aluno, para quê ele consiga se perceber autor de sua própria existência, o protagonista de seu mundo interior e de seus desejos e sonhos. Aqui exploramos o PROJETO DE VIDA deles e de como inter-relacionamos ele ao planejamento das aulas.

PASSO 3 - PRODUTIVIDADE - Estabelecer uma rotina com clareza e direção é tudo que se busca para que a mente perceba que há uma lógica por detrás de tudo que fazemos e intencionamos. Esse elemento é imprescindível, se quisermos adotar uma comunicação com o mínimo de ruídos e de distrações.

PASSO 4 - HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS - Nada mais importante, do que a capacidade de desenvolver o auto poder e a autogestão das nossas atitudes e ações. Aqui entra o reconhecimento e a reprogramação de tudo que não permite sermos mais felizes e humanos uns com os outros e conosco mesmos.

PASSO 5 - PROJETO DE VIDA - Para conquistar, é preciso saber como fazer isso e para onde estamos levando o conhecimento para dentro da vida do nosso aluno. Aqui explorar os sonhos e desejos, sem uma comunicação clara, coesa e assertiva, faz de nós refém do próprio ensino e do conteúdo. Então, olhar para o Projeto de Vida e jogar intenção pura e concreta do que estamos fazendo no dia-a-dia do planejamento de nossas aulas, das estratégias utilizadas e do propósito que tem por detrás disso tudo.

Diante desses passos é possível começar a almejar uma educação que responda aos anseios, expectativas e realidade dos alunos e de uma educação alicerçada na humanização das relações e no protagonismo da própria história.


Até o próximo post. Um abraço carinhoso em você!

Sandra Castro

Pedagoga, Mentora e Escritora.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autoconhecimento na Formação Docente

Os Pilares da Educação Humanizada e a sua conexão com o ensino de qualidade

Clube dos Professores Emocionalmente Fortalecidos/2021