Por que os Professores tem tanta dificuldade de serem eles mesmos
Professor, por que há tantas inseguranças, se você pode ser quem você é, verdadeiramente.
Essa é uma pergunta que eu faço a mim mesma, toda vez que me deparo com um vídeo ou uma apresentação do Professor.
As inseguranças são tantas, que a naturalidade que compõem uma apresentação, fica de lado e, entra em ação, a necessidade de se ter um apoio, um papel, para poder olhar de vez em quando e ter a certeza de que estamos falando de acordo com o que diz no papel.
Professor, pára tudo! Não faz o menor sentido isso. Coloque-se no movimento de ser quem você é e, deixe que a sua estrela brilhe cada vez mais. Todos nós queremos te ver assim, em brilho constante no olhar.
Agradar a você mesmo, em primeiro lugar. Para quê tanta importância aos que os outros irão entender da mensagem, se essa mensagem tiver a devida importância para você, com certeza as pessoas entenderão.
Colocar sinceridade no que se diz, em espontaneidade, faz emocionar muito mais, faz aprender muito mais e o Professor faz-se ensinar muito mais.
Há também de se olhar para o movimento de se permitir falhar, cometer erros, pois é natural e faz parte do crescimento do próprio professor também e não apenas para o aluno. Mas isso precisa ser mostrado em naturalidade e não em autojulgamentos e cobranças exageradas sobre si mesmo.
Essas necessidades de se colocar no mundo para que as pessoas que assistem consigam entender bem a mensagem, não cabe a nós julgarmos se vão entender ou não o recado. Cabe a nós, simplesmente sermos o mais natural possível, falar com a alma, esse é o segredo do que chamo de fazer o que fazemos bem feito e com entrega.
Há de se pensar sobre isso, tendo a sensibilidade para sentir o que realidade nos pede, para então, conseguirmos encontrar cada vez mais, meios de cativar a todos preservando a beleza de ser quem somos, verdadeiramente.
Um bom retorno, um bom ano letivo a todos. Estamos juntos.
#ouseservocê
Sandra Castro é Pedagoga e Fundadora da empresa de Capacitação de Professores Educadores que Brilham. Autora do Livro de Bolso "Sementes de um Educador que Brilha". Terapeuta EFT e Mentora de Mentes que Voam Alto.
Comentários
Postar um comentário